quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pré-sal ???

O pré-sal é a consolidação da tendência de aumento da participação das energias não renováveis na matriz energética brasileira em detrimento das fontes energéticas sustentáveis.

Em 1980/90 cerca de 75 % da matriz energética brasileira era composta por fontes renováveis como hidroeletricidade e biomassa. Apenas 25 % da energia que usávamos naquela época era proveniente de fósseis como petróleo, carvão mineral, gás natural ou de urânio. Éramos um modelo para o mundo.

Hoje, apesar da tendência ecológica e da preocupação com a sustentabilidade, invertemos tudo, usamos 54 % de energia não renovável. Pioramos muito.

Mesmo assim a exploração do petróleo na região do pré-sal atlântico é mostrada à população como uma maravilha. Até uns dois anos atrás o governo federal vendia aos quatro cantos do planeta nossa opção pelas energias renováveis (álcool e biodiesel). Hoje só se interessa pelo pré-sal.

Mesmo que tenha sucesso o pré-sal ainda demorará 10 a 20 anos para algum retorno. Mas já se prevê que o preço da gasolina não baixará para os consumidores.

A quem interessa então tanto barulho, tanta agitação sobre o pré-sal?

Haverá uma montanha de dinheiro para ser desviado, haverá uma montanha de sonhos para ser vendidos.

Mas e se a tecnologia mudar? e se o petróleo dentro de 10 ou 20 anos deixar de ter tanta importância? carro elétrico, hidrogênio, ...

O petróleo é matéria orgânica arquivada no subsolo deste planetinha principalmente na forma de carbono, este arquivamento se deu ao longo de milhões de anos, desde a época dos dinossauros, em poucas décadas devolveremos isto para a atmosfera na forma de gás carbônico. O gás carbônico tem importante papel no aquecimento global. E ainda queremos ter o direito de reclamar do calor?

Nenhum comentário: